segunda-feira, 12 de julho de 2010

Trabalho para as turmas 72 e 73

Olá, meus amores!

O trabalho sobre o livro "Ataque do Comando P.Q." será realizado via blog.
Vocês deverão postar seus trabalhos até o dia 21 de julho.
Analise a leitura "Ataque do comando P.Q.", redigindo um texto empregando as seguintes palavras e expressões:
Curuzu; Política; Tupi-Guarani; Caco; Hacker; Lima Barreto; Triste Fim de Policarpo Quaresma; Centro Cultural; Policarpo Quaresma; Moacyr Scliar; Saúva de Curuzu; Corrupção; Paulo Quadros; Beatriz; Camilo Terra; Ataque; Promessa; Mau Político.
Importante:
-Vocês analisarão a leitura . Não é para resumi-la.
-Este texto deverá ter, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão.
- As palavras e expressões solicitadas deverão estar destacadas no texto.
- Antes de efetuar a postagem, releiam o que vocês escreveram, fazendo as correções necessárias quanto à linguagem, clareza e coerência de ideias, emprego de vírgulas...
- Não separe sujeito e predicado com vírgula. Lembrem, PECADO MORTAL!
Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Professora Clarice , eu e Gabriela D. criamos um novo blog pois a senha de nosso antigo blog nao estava entrando ,os trabalhos de agora em diante serão postados por este blog, obrigada pela compreeensão.

    ResponderExcluir
  2. Professora Clarice, não consegui fazer contato com minha colega Mariana e nem entrar no meu blog, a senha não funciona.Não consegui criar outo blog, então vou enviar minha análise aqui mesmo. Francisco.
    O Ataque do Comando P.Q. é o nome do livro de MOACYR SCLIAR, onde podemos ter contato com a obra de LIMA BARRETO, pois Scliar baseou-se nesta história para escrever a sua, que é recheada de acontecimentos que envolvem a POLÍTICA de uma cidade com muita CORRUPÇÃO mostrada nos atos do prefeito, um MAU POLÍTICO que fazia PROMESSAS e não as cumpria.
    Moacyr usa nesta história muitos diálogos entre seus personagens, CACO, BEATRIZ, PAULO QUADROS, CAMILO TERRA e, através destes, podemos ter uma idéia resumida da trama de Lima Barreto, O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA.
    Os ATAQUES aos computadores da prefeitura de CURUZU seguem três partes bem marcadas. A primeira fala do ataque aos computadores que ocorreu através de uma mensagem em TUPI-GUARANI, língua que POLICARPO QUARESMA queria como oficial do Brasil. A segunda relata a aparição de SAÚVAS DE CURUZU nas telas dos computadores, o que podemos comparar com a preocupação de Policarpo com o efeito que os insetos causam nas lavouras brasileiras. E, a terceira deixa claro a comparação do ato final do HACKER, a abertura das portas computadorizadas da prisãi, com o triste fim de policarpo quaresma, sua morte na prisão.
    Gostei de ler este livro, pois não era entediante e sim, recheado de mistérios que prendem a atenção do leitor até o desfecho da história. Foi interessante, também, observar a capacidade que Moacyr tem para escrever, pois consegui ler duas histórias em uma só.
    OBS: As palavras em maiúsculo foi a forma de destacar as palavras pedidas.

    ResponderExcluir
  3. Professora Clarice, como postei minha análise nos comentários,o texto não ficou na forma original que escrevi. Não aparecem os parágrafos. Vou escrever no word e no 1º dia de aula entrego também, ou se a senhora puder fazer o favor de me indicar como posso mandá-lo ainda antes de começar as aulas. Obrigado pela atenção. Francisco.

    ResponderExcluir
  4. Professora Clarice,fiz o trabalho,mas creio que não foi para o local correto.Irás acha-lo nos seguidores Língua Portuguesa Maria Manuela e Rafael Felipe.Obrigado Rafael turma 72.

    ResponderExcluir