quarta-feira, 2 de junho de 2010

Turma 74! "Dona Casmurra e seu Tigrão"

Para a turma 74!
Reflexões sobre o livro "Dona Casmurra e seu Tigrão"

Escrevam com respostas coerentes ao solicitado e empreguem a linguagem culta. Cuidem a acentuação das palavras e o emprego de vírgulas.

1. Tirando o fato de Barrão ter que ler o livro "Dom Casmurro" para fazer uma prova na escola, por que essa leitura é muito importante para ele?

2. Qual a estratégia que Barrão e Lu traçam para constatar ou não a traição de seus ex-namorados?

3. Lu acusa Barrão de ser mimado como Bentinho: "Analisa o Bentinho e você vai estar analisando você mesmo... filhinho-da-mamãe... crescido na elite do Rio de Janeiro... um sentimento de impunidade... Acha que as mulheres não prestam, a não ser a sagrada sua mãe..." Você concorda com essa comparação feita por Lu? Justifique sua resposta, argumentando bem as suas ideias.
4. No decorrer da história, tanto Pâmela como Lu são comparadas à Capitu. De que maneira as duas se assemelham à personagem de Machado de Assis?

4 comentários:

  1. 1)Essa leitura é muito importante para barrão além de te que fazer uma prova, pois com ela, ele consegue descobrir seus sentimentos, entende-los, e conseguir lidar com eles.
    2)A estratégia que Barrão e Lu traçam para descobrir é contratando ou detetive pra seguilos.
    3)Acredito que Barrão era assim antes de acontecer que aconteceu com ele, depois ele começou a pensar a refletir e se tornou uma pessoa bem melhor.
    4)Tanto Pâmela como Lu são parecidas com Capitu mas cada uma com seus aspectos, Lu é fechada como Capitu e Pâmela tem seus olhos.

    trabalho feito por Gabriela Maria Marchesan TURMA: 74

    ResponderExcluir
  2. 1-A leitura do livro ‘’Dom Casmurro’’ foi importante para Barrão porque ele se vê na mesma situação de Bentinho Santiago com Capitu em relação com sua atual namorada Pâmela ,isso o auxilia em seus pensamentos e fez refletir sobre seu modo de vida e retrata exatamente o que esta acontecendo com ele em sua vida pessoal.


    2- A estratégia traçada por Barrão e Lu e contratar o detetive particular Mendes particular para saber se estavam sendo traídos ou não por seus atuais namorados.

    3- No nosso ponto de vista Barrão não é filhinho-da-mamãe em comparação a Bentinho por que independentemente do seu status financeiro o que caracteriza esses e sua relação de proteção e mimos de mãe.Barrão somente era protegido quando precisava e sua mãe sempre foi muito distante , não avia afeto nem mimos na sua relação.Bentinho era super protegido de Dona Gloria , ela não gosta de expor seu filho ao mundo e por ser o filho que tanto esperava a Dona o mimava dava tudo mas o real problema de Bentinho e a super proteção que na vida adulta os defeitos causados por esses mimos são expostos.
    Barrão não trata bem as mulheres mas Bentinho sim , trata-se de educação.
    Avaliamos nesses aspectos Barrão não se trata de um filhinho - da- mamãe ou seja não concordamos com as palavras ditas por Lu.

    4- A maneira que Pâmela e citada como é duvidosa , dissimulada , bela e avia olhos de ressaca , um olhar atraente, perigoso e belo como os de Capitu. Lu e comparada poucas vezes com Capitu mas a que mais marca sua passagem no livro e quando Barrão percebe um olhar de ressaca, igual o a da personagem principal da obra de Machado de Assis , Dom Casmurro.

    ResponderExcluir
  3. biscate fdp capitu chupa rolaaaa

    ResponderExcluir